Reduzindo o tamanho dos seus vídeos da GoPro sem perder qualidade - com StaxRip e o encoder da NVidia

Esta dica é pra quem costuma fazer muita filmagem usando sua GoPro, principalmente quando usa resoluções acima de full hd (4K e 2.7K)!

File:GoPro logo.svg

Estes arquivos ocupam muito espaço no HD e quando se tenta fazer uma codificação (encoding), quase sempre ocorre perda de qualidade que na minha opinião não é aceitável.

Como sempre filmo meus vôos de drone usando uma GoPro Hero 5 Session nas resoluções 4K e mais recentemente usando superview (2701x1520), passei a procurar por uma alternativa que reduzisse o tamanho dos meus vídeos sem perda perceptível de qualidade.

Resultado de imagem para hero 5 session

A solução que encontrei foi o software StaxRip para Windows.

O software tem uma interface simples, mas, para quem sabe o que esta fazendo, ela é bastante poderosa. Não vou ensinar a instalar o software, mas, vale lembrar que quem tem computadores mais poderosos e placas de vídeo dedicadas Nvidia (que é o meu caso) , terão um tempo de conversão bem menor.

Resultado de imagem para nvidia

Eu vou aqui mostrar um passo a passo de como reduzir um vídeo original da GoPro Hero5 Session gravado em superview de 2Gb para 850Mb mantendo a qualidade original.

1. Abra o software StaxRip (minha versão é a 1.7)



2. Abra uma janela do windows explorer e vá até onde se encontra o arquivo original que se deseja converter:



3. Arraste o arquivo que se deseja reduzir o tamanho para cima da janela do StaxRip que você abriu. No meu exemplo será este arquivo GOPRO170.mp4 que está com 1.988 mb. O StaxRip vai fazer um pré-processamento do mesmo apresentando uma janelinha como esta abaixo:



e ao término vai apresentar os dados do arquivo que você escolheu, ficando mais ou menos assim:



Veja que ele identificou que nosso arquivo tem um vídeo com a resolução 2704 x 1520, com uma taxa de 60Mb/s e foi gravado a 29,97 fps com cores de 8Bits.

Por padrão o StaxRip traz o codec x264 e como tipo de saída o MKV.

4. Vamos agora mudar o tipo de saída de arquivo que está MKV. Para isto, clique sobre o  MKV que está à direita da tela e um pequeno menu será apresentado com diversas opções. Selecione o mp4.



Veja que agora está aparecendo o MP4 destacado e ele está avisando que há uma incompatibilidade de áudio que foi gravada em opus, que não é compatível com arquivos mp4, então vamos resolver este problema escolhendo o mp3 como saída de áudio (poderia ser ac3, aac, ou outro de sua preferência). Para isto clique sobre o texto "Opus ~250 Kbps". Vai aparecer novamente um menu e você deve escolher o tipo de saída de áudio. No meu exemplo eu escolhi o mp3. A tela agora vai ficar assim:



Veja que o aviso de incompatibilidade sumiu.

5. Agora o passo mais importante que é a configuração do encoder a ser utilizado. Para o nosso exemplo, eu vou usar o encoder NVIDIA H.265, pois, tenho uma placa de vídeo GTX1060 que é da NVidia e isto faz muita diferença no tempo total de codificação. Clique no texto "x264" e escolha no menu que vai aparecer "NVIDIA H.265".



6. Agora vamos às configurações mágicas do encoder. Clique no texto "Encoder Options", a tela abaixo vai aparecer:



7. Clique primeiro na opção "Basic":



8. Mude o campo "Mode" para o valor VBR HQ - Variable Bitrate HQ e o campo "Depth" para o valor 10-Bit. A tela tem que ficar assim:



9. Vá para a aba "Slice Decision" e mude apenas o campo "Lookahead" para 4, e você deverá ter uma tela assim:



10. Agora vá para a aba "Rate Control" e mude o valor do campo "Max Bitrate" para 25000 e depois pode clicar em "OK", pois, já alteramos tudo que precisava aqui.



11. Ao pressionar "OK" você terá na sua tela do StaxRip a tela abaixo:



12. O StaxRip por padrão vai gravar o arquivo no mesmo diretório onde está o arquivo de origem, só que colocando um "_new" no nome do novo arquivo para evitar que o mesmo seja sobrescrito. Cuidado ao mudar o nome e a pasta para não apagar o arquivo original. (Eu sempre faço backup dos arquivos antes destes procedimentos).

13. Clique no botão "Next" que fica na parte de baixo à direita da tela do StaxRip e a tela abaixo vai aparecer com um "job" que é a nossa tarefa de conversão. Clique no botão "Start" que fica embaixo à esquerda:



14. Primeiro o StaxRip vai codificar o áudio...



15. E depois vai codificar o vídeo...



16. O tempo que ele vai gastar para codificar vai depender muito da capacidade da sua máquina, de sua placa de vídeo e do tamanho do arquivo. Para este arquivo que tinha um vídeo de 4 minutos e 32 segundos, ele gastou apenas 2 minutos e 37 segundos para fazer a conversão.
Ao terminar a conversão, o StaxRip vai voltar para a sua tela inicial que estaria assim:



Você agora pode ir no diretório onde estava o arquivo original para encontrar o novo arquivo convertido:



Note o novo arquivo gerado pelo StaxRip com o nome "GOPR0170_new.mp4" e que tem 830mb. Ele ficou com menos da metade do arquivo original (42% do tamanho original).

Basta abrir o arquivo e comparar com o seu original. O arquivo neste formato pode ser enviado para o Youtube sem problemas. Existem algumas configurações para melhorar o arquivo que vai para o Youtube, mas, isto vai ficar para outra postagem.

Abaixo estão alguns prints dos dois vídeos rodando lado a lado que dá para perceber como a qualidade ficou muito boa e como é praticamente imperceptível alguma perda.







Espero que tenham gostado da dica!!!

Me ajudem se inscrevendo no blog para receber atualizações sempre que eu postar alguma coisa!!!

👍👍👍


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto para impressão 3D - Suporte de telefone Samsung S9 / S8 - Phone holder for Samsung S9 / S8

Fazendo o botão Home do seu Iphone, IPad ou IPod Touch funcionar novamente!!!